O Início

 

 

No começo do ano, quando estávamos revendo algumas estratégias comerciais daqui, surgiu a ideia de diversificar nossa presença online. Os dois domínios cialume sempre foram produzidos juntos, e sempre tiveram o mesmo conteúdo (mesmo quando o idioma era outro).

A primeira coisa que fizemos foi elaborar um teste AB: basicamente, fizemos um novo site, e comparamos o desempenho do novo com o do antigo. Quando terminamos, um domínio estava livre para ser (re)usado; a única questão era: usado como?

Uma das coisas que descobrimos foi que conteúdo repetido pode ser desperdício de espaço: as ferramentas de busca tendem a favorecer um dos domínios. Redirecionar um para o outro também não era opção aceitável, por ser desperdício de domínio.

Após longas semanas, tivemos uma ideia: fazer um blog "de verdade". Quer dizer, escrito por pessoas, não pela empresa; não queríamos um blog institucional. Com espaço para participação do visitante (mas mantendo a privacidade de quem assim preferir). E, mais importante, um blog que fosse fácil de ser lido. (O que é uma leitura fácil é tópico para outro post).

Para fazer o blog tínhamos duas opções: desenvolver o sistema nós mesmos ou usar o Wordpress. Era uma diferença entre dois dias de trabalho (com o wp) e duas semanas de trabalho (fazendo do zero).

No total, levamos 4 meses para fazer a primeira edição da Revista. Não usamos Wordpress.

Blogs são tipicamente colunas de texto (frequentemente longas), que podem ter os espaços laterais ocupados por anúncios, listas de categorias e outras poluições visuais.

A disposição do blog em blocos horizontais com colunas internas foi um conceito que demorou um mês para ser descoberto.

O restante do tempo passamos escrevendo o código da página, do sistema de gerenciamento de conteúdo, criando o banco de dados e testando layouts de blocos, de colunas, cores, cabeçalhos e rodapés.

A coisa mais difícil foi criar essa simplicidade. É pá-pum, sem tranqueiras.